LogoLeve

O que é Mindfulness?

Mindfulness não é Meditação, é consciência momento a momento.

Mindfulness é a qualidade de estar atento. É a capacidade que possuímos de, intencionalmente, prestarmos atenção ao que está acontecendo em nossa experiência do momento presente, esse mesmo instante do agora.


“É um convite para mergulharmos no universo do Ser (ao invés do Fazer) e, a partir daí, acessar nossos recursos internos mais profundos como a capacidade de aprender, crescer, recuperar a saúde integral e transformar a nós mesmos” (Jon Kabat-Zinn).


Por que praticar Mindfulness é bom?

Vivemos hoje numa sociedade que corre, pautada pelas incertezas, pela complexidade, pelas relações de competitividade, pelo medo.

Isso tem gerado uma sociedade de pessoas cada vez mais estressadas e ansiosas. Desatenção, falta de paciência, insônia, dores crônicas, entre outros, são sintomas cada vez mais comuns entre adultos, jovens e crianças.

De uma maneira simples, quando praticamos mindfulness, aprendemos a desacelerar e, girando a câmera para nós mesmos, podemos perceber um universo de eventos acontecendo: pensamentos, emoções, sentimentos e, assim, desenvolvemos mais clareza, melhor equilíbrio e inteligência emocional.

Ir mais devagar nos ajuda a inibir as reatividades. Nossas escolhas são mais conscientes e imbuídas das qualidades e valores que queremos cultivar para vida.


O que a ciência diz sobre as práticas de Mindfulness?

Estudos científicos têm mostrado os efeitos da prática contínua da Mindfulness no cérebro e sobre os outros aspectos psicológicos como pensamentos, emoções e comportamentos.

Ela vai atuar em regiões do nosso cérebro como hipocampo, ínsula, córtex pré-frontal, entre outras, que são responsáveis pela regulação cognitiva, emocional, atencional e motivacional. As principais qualidades evidenciadas são:

  • Fortalece a conectividade entre diferentes regiões do cérebro, melhorando a capacidade de processar informações e tomar decisões;

  • Aumento da capacidade de concentração e foco;

  • Efeitos positivos na saúde mental com a redução do estresse e ansiedade;

  • Promove a liberação de neurotransmissores como dopamina, serotonina e endorfina que potencializam a sensação de bem-estar;

  • Melhora na qualidade do sono;

  • Reduz a intensidade das emoções como o medo e a ansiedade, promovendo maior equilíbrio emocional.


Como praticar Mindfulness

Respiração é a principal ferramenta de mindfulness. Quando nos concentramos e desenvolvemos uma apreciação rica sobre a respiração, promovemos a conexão entre a mente e o corpo e, desse modo, podemos reduzir a influência das emoções negativas sobre eles.

O princípio da prática está em criar a integração do corpo-mente por meio da consciência na respiração, no corpo e movimentos, nas emoções e compaixão.

Quando praticamos Mindfulness, temos a oportunidade de estar em contato com algo que estamos pouco familiarizados: nós mesmos.

É uma jornada de autodescobertas onde podemos reencontrar as qualidades mais significativas de cada um de nós: atenção, paz e liberdade interior.